16 de março de 2012

Problemas com a Bateria de sua moto, problema na hora da partida. ATENÇÃO, cuidado!.

 

Olá pessoal, vou colocar um comentário que acho muito importante para quem quer ter o sistema de carga e bateria em ordem e minimizando o desgaste do sistema.

        - Quando recebo uma moto aqui com problema de carga de bateria ou partida difícil sigo estes passos:

1- Teste eficaz da bateria
    Para um teste eficaz não podemos nos basear somente na voltagem, pois já cansei de testar baterias que tinham voltagem de 12,8V mas não forneciam nem 0,5A de corrente ou estavam em curto forçando prolongadamente o estator e retificador.


Faço as seguintes etapas:


    A- Faço uma recarga monitorada onde eu verifico se a voltagem esta subindo e inversamente a amperagem de carga irá diminuir, pois só uso o carregador automático.
    Ex.: Se a voltagem de carga ( que em um carregador deve ser em torno de 14,5V a 15V dependendo se é lenta ou rápida ) for subindo, mas a amperagem não diminuir por um período de tempo maior que o habitual, ou seja em muitos casos a amperagem esta lá em 4A e vai diminuindo e logo em seguida volta a subir, ex. 5A, com certeza vamos constatar que a bateria irá aquecer bastante, comprovando que esta com alguma placa em curto, esta bateria esta condenada.
    Se a bateria subir a voltagem de carga e ao mesmo tempo for diminuindo a amperagem até estar completamente carregada ainda assim tem que se fazer mais um teste, uso um simulador de arranque e simulo várias partidas e depois volto a fazer nova recarga monitorada se carregar normalmente então atesto que esta bateria esta aprovada nesta etapa.


   B) Outro teste é deixar a bateria instalada na moto pelo menos por 24h sem uso para verificar qual o valor de descarga, o normal seria em torno de 1%, mas é claro que com o tempo este valor irá aumentar. Este teste serve para definir o período que vc pode deixar esta moto parada sem precisar recarregar.


Aconselho o uso da moto pelo menos 3 vezes por semana para manter o sistema ok. Se usar pouco a moto o ideal é ter um carregador automático, pode ser de pequena carga para que mantenha sempre sua bateria com boa carga. Ou seja, sempre que baixar de 12,4V recomendo usar o carregador, assim qdo for sair com sua moto não irá forçar seu estator.


2- Teste do Estator

 
    Mesmo tendo descoberto que a bateria esta com problema, tem que ser testado todo o sistema pois  uma carga de irregular da bateria pode prejudicá-la e vice versa também.

Veja neste link da oficina em dicas o teste indicado para o estator: http://www.dakotamotos.com.br/dakotamotos/dicas.htm

E na grande maioria qdo apresenta problema no estator é sinal de que o retificador esta fechando curto as fases do estator, forçando a trabalhar constantemente em carga máxima.

Então haverá necessidade também da troca do retificador.

3- Teste do Retificador

 
    Para testar somente o retificador é necessário primeiro verificar  a bateria e o estator. Este teste também tem que ser feito em 2 etapas:

   A- Testar a carga em marcha lenta, deve estar em +-14V e ao acelerar subir até uns 14,5V, não pode passar de 14,8V. Se ao acelerar a voltagem cair, então o retificador esta avariado.

  B- Repetir o mesmo teste, com a moto bem aquecida, depois de ter rodado um percurso razoável. Pois o retificador original muitas vezes só apresenta o problema depois de funcionar um certo período.


4- Depois de tudo verificado a revisão
    Após a troca do que for necessário é preciso conferir novamente não só a voltagem de carga mas também a amperagem que esta sendo fornecida para a bateria e para o sistema elétrico da moto, se estiver dentro do padrão que considero necessário, posso atestar que o sistema esta funcionando 100%. 

 Atenção: Os testes de amperagem devem ser feitos com um Amperimetro-alicate para Corrente Continua.
Alicate Amperimetro Digital Amarelo DT87 

Não podemos desconsiderar nenhum destes passos, mas infelizmente vejo muitos exemplos de maus reparadores e até mesmo de clientes que ignoram meus conselhos, pois envio peças para todos os estados e muitas vezes tenho que insistir muito para fazerem todos estes testes e inúmeras vezes não o fazem, colocando em risco também as peças que forneço.



           Qualquer dúvida, podem entrar em contato, pelo email: atendimento@dakotamotos.com.br ou pelo site www.dakotamotos.com.br 



Abraço a todos.

Um comentário:

DV disse...

A minha moto esta abaixando a carga sozinha mesmo desligada o que fazer?